sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Eduardo, Jamile, Vivian, Fernanda

Modernismo
O Modernismo Brasileiro é um movimento de amplo espectro cultural, desencadeado tardiamente nos anos 20, nele convergindo elementos das vanguardas acontecidas na Europa antes da Primeira Guerra Mundial - C2i0N0e,
Cubismo e Futurismo - assimiladas antropofagicamente em fragmentos justapostos e misturados.
A predominância de valores expressionistas presentes nas obras de precursores como
Lasar Segall, Anita Malfatti e Victor Brecheret e no avançar do nosso Modernismo, a convergência de elementos cubo-futuristas e posteriormente a emergência do surrealismo que estão na pintura de Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro e Ismael Nery. É interessante observar que a disciplina e a ordem da composição cubista constituem estrutura básica das obras de Tarsila, Antonio Gomide e Di Cavalcanti. No avançar dos anos 20, a pintura dos modernistas brasileiros vai misturar ao revival das artes egípcia, pré colombiana e vietnamita, elementos do Art Déco.
São Paulo se caracteriza como o centro das idéias modernistas, onde se encontra o fermento do novo. Do encontro de jovens intelectuais com artistas plásticos eclodirá a vanguarda modernista. Diferentemente do Rio de Janeiro, reduto da burguesia tradicionalista e conservadora, São Paulo, incentivado pelo progresso e pelo afluxo de imigrantes italianos será o cenário propício para o desenvolvimento do processo do Modernismo. Este processo teve eventos como a primeira exposição de arte moderna com obras expressionistas de Lasar Segall em 1913, o escândalo provocado pela exposição de Anita Malfatti entre dezembro de 1917 e janeiro de 1918 e a ‘descoberta’ do escultor Victor Brecheret em 1920. Com maior ou menor peso estes três artistas constituem, no período heróico do Modernismo Brasileiro, os
antecedentes da Semana de 22.
A Semana de Arte Moderna de 22 é o ápice deste processo que visava atualização das artes, e a sua identidade nacional. Pensada por Di Cavalcanti como um evento que causasse impacto e escândalo. Esta Semana proporcionaria as bases teóricas que contribuirão muito para o desenvolvimento artístico e intelectual da
Primeira Geração Modernista e o seu encaminhamento, nos anos 30 e 40, na fase da Modernidade Brasileira.

Tarsila do Amaral
Capivari, SP, 1886 - São Paulo, SP, 1973
Uma das primeiras artistas brasileiras a adotar tendências modernistas em seu trabalho, Tarsila, ainda que não tenha participado efetivamente da
Semana de Arte Moderna de São Paulo, foi responsável pela criação de uma nova linguagem para a pintura brasileira. Segundo Mário de Andrade, podemos afirmar que, da história da nossa pintura, Tarsila foi a primeira que conseguiu realizar uma obra de realidade nacional, já que é a inspiração de seus trabalho que versa temas nacionais.
Filha de fazendeiro rico, no auge da aristocracia rural paulista, Tarsila, seguindo os costumes da época, recebeu uma educação reservada à classe alta - professores em casa, na infância, passada no meio rural, depois em escolas de freiras na Espanha, onde recebeu como parte da educação feminina aulas de música e de desenho. Por ter revelado, desde menina, talento e aptidão para o desenho, decide, após o término de seu primeiro e breve casamento, ir para São Paulo, no ano de 1917, estudar pintura com o acadêmico Pedro Alexandrino, e com o alemão Georg F. Elpons. Com o objetivo de dar continuidade a sua formação vai para Paris estudar na Academia Julian, em 1921 e 1922.
De volta a São Paulo, logo após os eventos da Semana de 22, ao ser apresentada, por
Anita Malfatti, aos modernistas paulistas: Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia, Tarsila passa a integrar, de imediato, o então ‘Grupo dos 5’; e que se dissolveria logo a seguir, com a ida de Tarsila e Oswald de Andrade, a Paris, no ano de 1923. Quando, Tarsila, já convertida aos ideais dos modernistas - atualização da linguagem plástica e pesquisa das raízes nacionais -, passaria a frequentar os ateliês dos grandes mestres cubistas, André Lhote, Albert Gleizes e Fernand Léger. Percebendo que a vertente nativista era muito bem-vinda naquele momento, Tarsila - que neste mesmo ano de 1923 escrevia a Mário de Andrade, expressando-lhe seu desejo de ser a pintora de sua terra - , buscou disciplinadamente instrumentar-se com os procedimentos compositivos do cubismo; mas, não de um cubismo epigonal, senão um cubismo saboroso, deglutido e devolvido em termos pictóricos brasileiros.
No anseio da projeção do nacional, a artista redescobriria em adulta a paisagem dos seus olhos de criança, na viagem que realiza, em 1924, para as cidades históricas do ciclo do ouro de Minas Gerais e para o Rio de Janeiro, com alguns modernistas e com o poeta Blaise Cendrars. Aliás, esta devoção pela paisagem de sua infância, fruto de sua intimidade com a natureza fantástica, revela-se tanto em sua fase Pau-Brasil (1924), com na Antropofágica (1928).



Procedimento no Trabalho do Abajur
Obra
(Urutu)

Os procedimentos usados para a manufatura do abajur tema Modernismo foram.
Materiais:
Palito de Sorvete
Madeira
Cano PVC
Caixa de Sapato
Lâmpada
Bocal
Cola Quente
Color Set
Papel Canson
Fiação Elétrica

Procedimento:
Usando a madeira como base, colocamos o cano de pvc em um furo no centro da madeira. No cano foi colocado a caixa de sapato e o buraco de cima do cano foi colocado o bocal. A cúpula foi feita com os palitos juntados em forma de hexágono e colocados em uma base menor no topo do cano de pvc. A fiação foi colocado dentro do cano ocultando-a.



Ator
Reynaldo Gianecchini - Reynaldo Cisotto Gianecchini Junior was born on 12 November 1972 in Birigüi, Sao Paulo and is a model and actor Brazil. He is married to the journalist and presenter Marília Gabriela of 58 years. His first novel was Ties Family, which was protagonist interpreting Edu. It was widely criticized, but then to the study and experience rose in preference of Brazilians.

Novels: 2005/2006 - Belíssima (Silvio de Abreu) - Pascoal da Silva 2004 - The color of sin (Joao Emanuel Carneiro) - Paco Lambertini / Apollo Sardinha 2003 - Women Apaixonadas (Manoel Carlos) - Ricardo 2002 - Hope (Benedito Ruy Barbosa) - Toni 2001 - The Daughters of the Mother (Silvio de Abreu) - Ricardo Brandão 2000-Ties of Family (Manoel Carlos) - Edu (Eduardo)
Movie: 2002 - Avassaladoras Theater: Cacilda, directed by José Celso Martinez Boca de Ouro, directed by José Celso Martinez The Prince of Copacabana, directed by Gerald Thomas The Ask about drinks His Excellency, the Applicants Currently doing a play called His Excellency, the Applicants.

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